segunda-feira, 23 de março de 2009

Sexta-feira partimos de Gramado (RS) pela BR 116 e chegamos em São José dos Pinhais (PR). Foi o pesadelo de toda a viagem, estrada péssima, ainda em obras, mal sinalizada, sem acostamento, asfalto ruim com muita ondulação, muito movimento principalmente de caminhões, sem telefones de emergência e acreditem se quiserem..... pedagiada, um absurdo! De Lages até Curitiba e em toda a Regis Bitencourt estão cobrando pedagio de moto. Nada de mais se aquilo fosse realmente uma estrada, se não fosse o Uruguai que deixaríamos de conhecer teria sido muito melhor ter voltado pela Argentina (ótimas estradas) entrando no Brasil por Foz do Iguaçu, por onde saímos. No norte do Paraná cobra-se pedágio, mas as estradas são perfeitas e com pouco movimento se chega a São Paulo. Aqui é só pegar a Castelo Branco e estaríamos tranquilos em casa sem ter passado por aquele LIXO de estrada administrada pela concessionária com o pomposo nome de "Autopista Planalto Sul" A continuação da BR 116, agora Autopista Régis Bitencourt, melhorou pouca coisa com os pedágios que na minha opinião não deveriam estar ativos enquanto as estradas não oferecessem o mínimo de segurança e conforto. Fica aqui os meus parabéns para as estradas da Argentina, Chile e Uruguai, perfeitas, bem sinalizadas e seguras e percebe-se que há muito mais respeito da parte dos motoristas pela sinalização, o que não ocorre no Brasil, certamente pela impunidade. Fomos jogados para fora da pista por uma carreta que estava no sentido contrário, ultrapassando numa curva em lombada, por sorte estávamos atentos e naquele trecho milagrosamente havia acostamento, por onde conseguimos desviar do ANIMAL. A noite, vendo o noticiário do Paraná, vimos que haviam ocorrido dois acidentes nas estradas naquele dia, e nos dois acidentes foram ceifadas nove vidas, num cinco, e no outro quatro pessoas de uma mesma família, que em ambos os casos colidiram de frente com caminhões na contra-mão. Certamente estes "motoristas" vão responder em liberdade por homicídio culposo e continuarão em nossas estradas matando pessoas.
Esta foi a parte ruim da viagem e o meu desabafo. Pernoitamos em São José dos Pinhais e chegamos aqui em São José dos Campos sãos e salvos no sábado terminando assim mais uma grande aventura. Valeu Rafael, até a próxima parceiro! Obrigado a todos que nos escreveram e aguardem mais uma seleção de fotos e nossas considerações finais.

Grande abraço a todos!

Marcos Simonetti

Um comentário:

DRONE MARINGÁ disse...

Olá Marcos

Depois que fui para o Chile e Argentina, as vezes penso, puxa poderia conhecer mais o Brasil, principalmente o Nordeste, mas fico indignado também com nossas estradas e o valor dos pedágios... é uma vergonha comparado aos nossos vizinhos, por isso já estou programando outra viagem para o Sul da América.
Abraços